Bem vindo ao nosso site

  • Endereço Rua 25 de Abril, N2- Letra I, Bloco B Cave Esquerda

  • Telefone 962 685 164

  • Al. correios electroleg@gmail.com

Nossos projetos

Electroleg Eletricista doméstico Características da montagem de quadros elétricos modernos

Características da montagem de quadros elétricos modernos

O quadro elétrico doméstico moderno é significativamente diferente dos do século passado. Mudanças especiais foram feitas na montagem do circuito e na divisão dos consumidores em grupos, bem como a introdução de dispositivos de proteção como RCDs ou diferencial. Os materiais usados também mudaram. Mas antes de mais nada, neste artigo vamos falar sobre as características da montagem de quadros elétricos modernos.

O conteúdo do artigo

Qual é a diferença entre placas de apartamento do passado e do presente

Normalmente instalava-se medidor nos apartamentos, fichas com fusíveis ou fichas automáticas e tudo, depois fazia a cablagem nos quartos.

Na melhor das hipóteses, um medidor foi instalado com dois pares de plugues, então a carga poderia ser distribuída pelos quartos e a capacidade de desconectar cada um deles separadamente.

Agora, há consumidores mais poderosos de eletricidade nos apartamentos e, pelo menos, disjuntores separados estão instalados em:

1. Grupo de tomadas para todo o apartamento.

2. Iluminação.

3. Tanque de aquecimento de água.

4. Fogão elétrico.

5. Máquina de lavar.

Como resultado, um diagrama de fiação aproximado para um apartamento moderno será parecido com este:

Blocos terminais, aterramento comum e barramentos zero, dispositivos automáticos, RCDs com uma corrente operacional de cerca de 30 mA - um total de 9 unidades, sem contar o contador. Aqui já surge a necessidade de instalação de um quadro elétrico.


Tipos de quadros

Os quadros elétricos diferem no tipo de instalação:

1. Externo ou superior. Eles são montados na parede, eles ocupam o espaço útil da sala. Eles são convenientes para uso em salas de serviço, garagens, etc.

2. Interno ou integrado. Eles são instalados em um nicho, tais placas são convenientes para uso em corredores de apartamentos e em escritórios.

Pelo material de que são feitos:

1. Metálico. Quadro elétricos robustos, adequados para salas de utilidades, bem como em locais públicos para fins antivandalismo, a fim de impedir o acesso de pessoas não autorizadas às máquinas. Eles geralmente são trancados com uma chave.

2. Plástico. Eles geralmente parecem mais atraentes do que os de metal e se encaixam melhor no interior.

Para reduzir a probabilidade de choque elétrico, todas as conexões e fios também são cobertos com painéis. Abaixo está um exemplo de um gabinete de metal rebaixado de 12 módulos com um trilho DIN.


Como escolher um quadro

A escolha da blindagem é baseada no espaço livre e na capacidade de fazer um nicho na parede para a blindagem interna. Em seguida, um escudo de tamanho adequado é selecionado. Isso requer um diagrama da fiação futura.

Nos quadros de distribuição modernos, todo o equipamento é montado em um trilho DIN. Portanto, para selecionar uma blindagem de dimensões adequadas, você precisa saber quantos módulos (RCDs, dispositivos automáticos, etc.) serão instalados nela. Os espaços livres do quadro são fechados com plugues, quadro de plástico ou metal. Além das dimensões, também é dada atenção à classe de proteção IPxx, caso a blindagem fique suspensa em um ambiente úmido e empoeirado.

Montagem do quadro elétrico

Para montar o diagrama de fiação no quadros elétrico, são usados jumpers ou barramentos comb. O uso de tais pneus aumenta a confiabilidade, estética e precisão da instalação.


Eles são monofásicos ou monofásicos e com um grande número de placas de cobre - bipolar e tripolar. Esses barramentos são cobertos por um invólucro protetor feito de um material semelhante ao plástico, que fornece isolamento e reduz a probabilidade de choque elétrico e curtos-circuitos acidentais.

Os barramentos adjacentes são dobrados de forma que todos se encaixem em uma linha, isso é necessário para conectar, por exemplo, a um disjuntor trifásico ou bipolar. Os contatos podem ser fixados. Nem todo bus comb adapta-se a módulos diferentes. O problema surge com os barramentos nos quais os contatos são do tipo garfo - eles podem não se encaixar nos terminais das máquinas.


Como já mencionado, quase todos os elementos do painel elétrico são montados em um trilho din. Esta é uma forma versátil de montar o equipamento. É feito de uma tira metálica perfurada ou contínua curvada em forma de U.

Tal fixação permite que você substitua convenientemente as máquinas e outros elementos do quadro elétrico e também acelera a montagem, pois elimina a necessidade de furar e apertar algo.

A imagem mostra um método de anexar equipamento elétrico a um trilho DIN, você só precisa usar uma chave de fenda ou outra ferramenta para puxar a trava e inserir o módulo no trilho. Existe outra opção de travas, na foto você pode ver no ônibus comum à direita.

Da mesma forma, não apenas disjuntores e diferencial, mas também outros produtos, como blocos de terminais de barramento, soquetes, temporizadores, módulos de controle ...


Terminais de trilho DIN

Soquete do quadro elétrico:


Para pequenas instalações

Se você precisa conectar literalmente várias máquinas, não há necessidade de comprar um gabinete inteiro, existem blindagens ou caixas modulares especiais, destinam-se à montagem de um pequeno número de módulos de 1 a 4, existem mais, mas aí a questão surge sobre a conveniência de sua instalação e é necessário considerar a opção de instalação em painel elétrico. Por exemplo, 6-8 módulos.

Eles são do tipo aberto, o mostrado na imagem acomoda 1 ou 2 máquinas, se você quebrar os plugues, seu custo é muito pequeno - até $ 0,5. Ou com tampa, ficam mais bonitos e fecham as máquinas de olhares indiscretos.


Recomendações principais

Para resumir, listamos as principais recomendações para a montagem de quadros elétricos:

1. Antes de comprar equipamento e um painel, faça um diagrama de fiação para a instalação. Isso o ajudará a escolher o tamanho do painel e o equipamento corretos com as características corretas.

2. Proteja-se de choques elétricos. Para evitar que o equipamento elétrico sofra choques, instale diferencial ou RCDs com uma corrente operacional de 10-30 mA. É recomendável fazer isso pelo menos para os principais consumidores de energia elétrica como uma caldeira, um fogão elétrico e um forno, aliás, conversamos sobre como ligá-los lá recentemente em um artigo.

3. Não quebre mais plugues do que o necessário para os módulos para restringir o acesso aos barramentos ou fios.

4. Fios flexíveis com condutores trançados devem ser conectados a máquinas e outros elementos usando terminais do tipo NSHVI. Eles podem ser frisados usando um alicate especial. Do contrário, o contato vai enfraquecer, vai começar a esquentar, o que pode levar à quebra da máquina, seu falso funcionamento.

5. É melhor conectar os fios de alimentação ao grupo de máquinas com barramentos de cobre. Isso aumentará a confiabilidade.

6. Recomenda-se verificar periodicamente o aperto dos terminais roscados nas máquinas automáticas, pelo menos uma vez a cada seis meses - um ano após a instalação do quadro elétrico. O cobre é um metal macio e o contato no terminal de parafuso pode se soltar, especialmente se ficar quente. O contato deve ser excelente, todos os óxidos devem ser removidos dos condutores.



Comentários do cliente

Template not found: /templates/Construx/addcomments.tpl

Comentários do cliente