Bem vindo ao nosso site

  • Endereço Rua 25 de Abril, N2- Letra I, Bloco B Cave Esquerda

  • Telefone 962 685 164

  • Al. correios electroleg@gmail.com

Nossos projetos

Electroleg Eletricista doméstico Instalação de equipamento elétrico em trilho DIN

Instalação de equipamento elétrico em trilho DIN

De alguma forma imperceptível no campo da fiação doméstica e industrial, uma nova era chegou - a era do equipamento modular. "Modular" significa compacto, de tamanho uniforme e fácil de instalar. Bem, com compactação e unificação, tudo parece estar claro. E simplicidade na instalação - o que é?

Nos mesmos quadros de distribuição de apartamentos hoje existem tantos equipamentos diferentes! Dezenas de unidades. Então, vamos tentar imaginar que cada uma dessas unidades seja fixada à moda antiga, com parafusos.

Então:

- pegamos o primeiro disjuntor,

- marcamos a parede posterior da aba,

- nós perfuramos de acordo com as marcações,

- insira os parafusos no corpo do interruptor,

- pegamos os parafusos do lado reverso com porcas,

- aperte os parafusos que prendem as porcas ...

Parece que um disjuntor foi consertado. Não sobrou nada: uma dúzia de interruptores automáticos, um par de RCDs e um medidor elétrico.

Parece que não há espaço suficiente no quadro. Afinal, é bastante difícil calculá-lo e, se o primeiro dispositivo foi colocado sem sucesso, todo o trabalho já foi pelo ralo. Bem, o que você pode fazer - nós removemos tudo que estava preso com tanta dificuldade, colocamos de lado o quadro perfurado sobre-perfurado, pegamos um novo, maior, e novamente: marque, fure, prenda ...

São aproximadamente as mesmas perspectivas que se espera de todo eletricista que empreenda a instalação e o desenho de uma central individual de apartamento "do zero", se fosse antes do surgimento de um equipamento modular e um meio universal de sua fixação - um trilho DIN.

Não é de estranhar que os quadros dos apartamentos daquela época não fossem muito diversos: duas ou quatro máquinas ou fichas automáticas e um medidor elétrico. Afinal, quanto mais dispositivos, mais trabalho precisa ser investido na montagem do quadro. Além disso, a fixação com parafusos próprios aumenta as dimensões do equipamento e, consequentemente, a próprio quadro.

Mas o trilho DIN, desenvolvido no Instituto Alemão de Normalização (e criptografado - DIN), sua aparência mudou radicalmente a situação. O tipo mais popular de trilho DIN, usado hoje em quase todos os quadros de apartamentos, é o perfil "em forma de ômega" de 35 mm de largura e 7,5 mm de altura.

As bordas dobradas - mandíbulas - de tal trilho DIN são projetadas para segurar o equipamento, e os orifícios oblongos na base - perfuração universal - para montar o próprio trilho. Um trilho DIN está disponível no comprimento padrão - 2 metros, mas, é claro, você pode cortá-lo como quiser. Material do trilho DIN - aço com um revestimento anticorrosivo especial.

Para fixar o trilho DIN, apenas dois furos são suficientes em uma linha horizontal de qualquer superfície plana, por exemplo, a mesma parede traseira de um painel de apartamento. E o próprio equipamento é fixado ao trilho em qualquer quantidade, desde que haja comprimento suficiente. Os disjuntores modulares, contadores, RCDs, starters, terminais, vários relés e outros equipamentos têm em sua base clipes especiais para o trilho DIN.

Normalmente existem dois ou quatro desses grampos. Os superiores são fixos e simplesmente colocados na borda do trilho, enquanto os inferiores podem ser retirados com uma chave de fenda. Quando a máquina é pressionada contra o trilho DIN, o grampo inferior retorna ao seu lugar, seja por ação de mola ou simplesmente pressionando. Para remover o dispositivo, basta puxar as braçadeiras inferiores.

Depois de instalar todos os dispositivos no trilho, fica mais um pequeno problema: a partir dos esforços causados pela deformação elástica dos fios, os dispositivos podem se mover levemente ao longo do trilho e até pular dele. Para evitar que isso aconteça, você deve usar travas especiais - travas para o trilho DIN.

Eles são rigidamente fixados ao trilho em ambos os lados do equipamento e excluem qualquer movimento longitudinal. Embora às vezes as bordas do trilho sejam simplesmente dobradas um pouco com um alicate em ambas as extremidades. Isso é, em princípio, tão prático quanto os clipes, mas de alguma forma menos agradável esteticamente.

Assim, a instalação e desmontagem de qualquer conjunto de equipamentos no quadro elétrico em trilho DIN leva alguns minutos. Parece um conjunto de construção para crianças - tão fácil e até agradável. Por isso, o trilho DIN é muito querido por todos os eletricistas, e hoje faz parte de quase todos os quadros elétricos de apartamentos.


Comentários do cliente

Template not found: /templates/Construx/addcomments.tpl

Comentários do cliente